A introdução é a parte de seu trabalho que seria equivalente às boas vindas, uma carta de apresentação. Para fazer uma introdução de qualidade é necessário primeiro entender o papel da introdução para o leitor do seu trabalho. A introdução deverá chamar atenção, a ponto de prender os olhos do seu leitor a continuar sabendo mais sobre o seu assunto, deve ser concisa, objetiva e verdadeira, suprindo a necessidade do tema, as problemáticas que existem e que o seu trabalho precisa responder, e como o seu trabalho busca responder essas questões.

Para isso, separamos algumas dicas sobre como fazer a introdução para você se lembrar na hora de escrever seu trabalho.

VEJA: Modelo de introdução básico

1º Como fazer introdução: um afunilamento do Assunto

A introdução existe para que o leitor fique à par do assunto a ser abordado, portanto é necessário que aborde o conteúdo, porém, não se pode ficar a par do conteúdo como um todo, por isso, seu tema deve ser especificado e, por isso, sua introdução deve funcionar como um funil, ou seja, afunilar o tema do todo para o específico.

O tema do seu TCC de ser um tema específico, como o hipotético título “O ciclo de vida do bicho de goiaba”, portanto, sua introdução deve apresentar o que é o objeto de estudo? No caso hipotético, você deveria apresentar o que é uma goiaba, por mais óbvio que seja, mas apresentar as goiabas que existem, diferentes espécies, as goiabas e goiabeiras mais encontradas no Brasil, além de apresentar o que é o bicho da goiaba, com detalhes específicos, como espécie, habitat e características relevantes para o resto do trabalho, assim como apresentar o que é um ciclo de vida, a introdução é a carta de apresentação de seu trabalho.

O afunilamento, neste caso, serve para trazer o assunto que é conhecido de muitas pessoas, uma goiaba e seu respectivo bicho de goiaba, a um assunto pouco ou nada conhecido, o ciclo de vida do bicho e a importância disto para a ciência.

2º Chame Atenção ao fazer a introdução

Chamar a atenção é importantíssimo para fazer uma boa introdução, sua escrita deve buscar instigar o leitor, seja ele seu avaliador, um curioso ou um especialista da área. O chamar a atenção na introdução deve buscar dois alvos: chamar a atenção para o contexto do seu trabalho e como o seu trabalho responde a pergunta, soluciona um problema ou traz um novo paradigma sobre o assunto. Chamar atenção na introdução para isso é trazer a atenção para a importância do seu trabalho como um todo.

3º Fale sobre o assunto geral do seu trabalho e os problemas dentro deste assunto ao apontar para outros trabalhos

No caso da nossa tese hipotética, a chamada para o assunto geral, dentro da introdução seria para apontar os problemas dentro da literatura. Não estaríamos preocupados com as espécies de goiabas catalogadas erradas, e nem com as características descritas de forma errada sobre o bicho da goiaba, porém, o nosso alvo é o ciclo de vida do bicho da goiaba. Portanto, o ideal no nosso e no seu caso seria procurar os artigos de pesquisas que apontam sobre o ciclo de vida desse bicho, identificar os erros, suposições e, então, identificar a contribuição do nosso trabalho.

4º Explane o motivo de seu trabalho ser essencial ao apontar que outros trabalhos anteriores estão incompletos

A introdução do seu trabalho deve apresentar de forma concisa, objetiva e real a necessidade do seu trabalho para a contribuição do avanço da literatura, entendimento e ciência.

Portanto, no caso da nossa tese hipotética, buscaríamos apontar como alguns autores tiveram falha ao caracterizar o mesmo objeto de estudo que o nosso, ou, ainda, como esqueceram de informar alvos importantes para este assunto, algo que nós traríamos como importante para o trabalho.

5º Demonstre a contribuição de seu trabalho, em geral recomenda-se 3 contribuições para um trabalho completo.

Interessante entendermos que as contribuições para o trabalho não necessariamente seriam alvos diretos, mas, possivelmente, indiretos, como: a caracterização correta do ciclo de vida do bicho da goiaba (direto do trabalho), identificação de metodologia aplicável a identificação de outros animais ou insetos (indireto) e a contribuição para a pesquisa brasileira (indireto).

6º Não faça introdução tão genérica a ponto de poder servir para qualquer trabalho dentro do mesmo tema

Não poderíamos escrever uma introdução tão genérica para o título “ciclo de vida do bicho da goiaba” a ponto de servir de forma total ou parcial para outros títulos, como “ciclo de vida do bicho da laranja”, “microorganismos presentes no bicho da goiaba – implicação para saúde  humana”, ou ainda, “Os bichos da goiaba em diferentes espécies de goiabeira”.

Tal erro demonstraria que a introdução não está específica como gostaríamos e, portanto, não está introduzindo ao objeto real do estudo.

Conlusão

Lembre-se fazer a introdução do seu trabalho deve ser executada com objetivo de ser concisa, objetiva e direta sobre o objeto alvo do seu estudo. Deve afunilar do grande assunto da área do conhecimento para o conhecimento específico que você quer explorar, além disso deve apontar as falhas ou lacunas do conhecimento existentes e quais você busca sanar no decorrer do seu trabalho.

Para facilitar sua escrita da introdução, deixamos um passo-a-passo no artigo abaixo. Modelo de introdução básico em blocos. Vale a pena conferir:

VEJA: Modelo de introdução básico

Workshop gratuito: como fazer TCC até 23 x mais rápido


Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.