Como Fazer o Cronograma para TCC Rapidamente

O Cronograma do Seu Trabalho, TCC, pode se tornar muito útil para o desenvolvimento de todo o projeto, ou pode servir apenas para te dar mais um trabalho na hora de escrever o projeto.

Só servirá para te dar mais trabalho caso seja obrigatório e você não firme nenhum compromisso com ele. Por isso Segue abaixo o modelo de cronograma e como fazê-lo no Word (modelo).

1º Identifique as etapas do Seu TCC para fazer o cronograma

Geralmente, o cronograma deve ser entregue no momento de entrega do pré-projeto, que é o que se presume que irá realizar, por isso as etapas obrigatórias são: entregas de anexos e as obrigatoriedades de todo o trabalho, como a revisão bibliográfica, realização de análise de dados que varia com seu projeto, entrega do trabalho escrito e apresentação. 

Mas não é um modelo engessado e você tem liberdade de colocar etapas que entende ser pertinente ao seu trabalho, no meu caso, por exemplo, tive que fazer experimentos em laboratório e apresentar meus resultados em congresso de iniciação científica, por isso acrescentei as etapas que você verá:

Escreva as etapas obrigatórias e identifique a ordem das etapas corretamente. Como fazer cronograma do TCC
Primeiramente escreva as etapas obrigatórias e as necessárias ao seu projeto
Como fazer o cronograma do TCC. Baixe grátis e sem e-mail o modelo de cronograma
Este modelo Você pode estar baixando no link Abaixo

Como você pode ver, é bem simples. Coloque em todos os meses, exceto no de apresentação final do trabalho a revisão bibliográfica, observe as datas estabelecidas e prováveis datas para a execução ou apresentação das etapas obrigatórias, como a data de apresentação final.

No meu caso, os anexos deveriam ser entregues entre março e abril, mas não tinha data definida, portanto coloquei a marcação em ambos os meses. Eu deveria colocar as entregas dos pré-projetos, como plano de trabalho (para aprovação), e, após aprovado, a escrita do projeto final, então, o último é consequência do primeiro.

Como meu trabalho é experimental, eu não esperei para realizar as partes experimentais, assim como você, se fizer um trabalho voltado para a revisão de literatura, não necessariamente precisa colocar a revisão de artigos para depois da entrega dos itens obrigatórios, mas realizar desde o início e afirmar isso no cronograma.

Nas etapas de 5 a 8 e 10, foram peculiaridades do meu trabalho, assim como você pode ter do seu, então essa parte é relativa ao seu trabalho.

As etapas 9 e 11 são obrigatórias para todos, sugiro de 2 a 4 meses para a etapa de escrita do trabalho final e para a etapa de apresentação você deve observar as prováveis datas que a sua instituição disponibiliza. Dificilmente no início do ano você já saiba a data exata da sua apresentação no fim do ano, porém, como no meu caso, a sua instituição pode afirmar ou apresentar um histórico de apresentações apenas no último  ou nos dois últimos meses do semestre letivo no qual você irá apresentar.

2º Baixe o modelo de cronograma em formato Word Abaixo.

Por isso, eu deixo aqui embaixo um link onde você pode baixar diretamente o modelo de cronograma que eu usei para o meu pré-projeto

3º Edite o modelo de acordo com suas necessidades

Agora, mãos a obra, é sua Vez de realizar o cronograma do seu pré-projeto.

Vídeo Como Fazer:


    1 Response to "Como Fazer o Cronograma do TCC (Modelo)"

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.