Modelo de Introdução Básico

Tudo que Você tem Que Fazer é sentar com uns 5 livros e/ou artigos da própria internet e Seguir o Que é Solicitado em Cada Parágrafo, siga o Modelo de introdução básico.

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Bloco 1. Introdução

1º e 2º Parágrafos: Devem conter o tema e se fazer uma contextualização de tudo que será abordado no trabalho. O tema de pesquisa é o assunto a ser desenvolvido no seu TCC. Apresente o cenário relativo ao assunto que você escolheu. Situe o leitor no contexto do assunto relativo à monografia que você está desenvolvendo. Normalmente se começa conceituando o tema estudado. No exemplo abaixo a monografia foi sobre Marketing e por esse motivo, começa com seu conceito. Busque conceituar com suas palavras o tema, mas lembre-se de sempre seguir tudo que já vem sendo dito ou será dito na sua pesquisa.

Exemplo:

O marketing é uma ferramenta estratégica voltada para o posicionamento mercadológico que atua, inclusive na atribuição de valor. Atribuir valor depende diretamente do mercado, visto que o valor percebido estará ligado a como os consumidores enxergam determinado produto ou serviço. Tanto que, o marketing além de atribuir valor, exerce a função de satisfazer necessidades dos consumidores.
Modelo de introdução: Marketing
O que é o Marketing?

Professor cria metodologia de escrita de TCC em blocos. VEJA artigo na prática.

Bloco 2: Modelo de introdução

Neste bloco faça uma descrição geral sobre o seu tema, nesse exemplo será Marketing. Você pode começar esse bloco com: De forma geral… Desta forma… Da mesma forma… Em sua totalidade… Comumente isso acontece porque… De forma generalizada… Sua abrangência é… A forma mais popular de interpretar o…  

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

  De forma geral, o marketing atual busca atrelar as necessidades que o cliente possui às características de seus produtos. Com isso, o mercado apresenta produtos que representam muito mais do que a satisfação de necessidades básicas, vê-se nesse ponto, estratégias de marketing que visam tornar os produtos a própria imagem do cliente, com intuito de fazer o consumidor se identificar com o que lhe foi prestado.  

Modelo de introdução: Magnetismo
Marketing funciona como ímã para os clientes

Bloco 3:

3º Parágrafo: Aqui você expõe o problema de pesquisa (pergunta problema) de seu TCC. Antes de lançar no ar qual a pergunta problema que se deseja responder ao longo da pesquisa, faça um breve resumo para levantar o problema. Por exemplo, caso você tenha que falar para alguém que perdeu um dia todo de produção em uma indústria, você não vai chegar e dizer ao seu chefe: “Perdemos um dia todo de produção”, no mínimo você começará dizendo: “Lembra daquela maquina que vinha dando problema todo mês ? Pois bem, aconteceu o pior…”. Isso é começar a introduzir o cenário do problema, então procure nesse bloco introduzir o problema e só depois faça a pergunta.  Esse bloco pode ter mais de 7 linhas.  

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

  Diante das intempéries do mercado, um fator que permanece em evidência é a importância das pessoas no ambiente empresarial. É a área de Recursos Humanos que se apresenta como a principal responsável pela melhor avaliação do capital intelectual, a ponto de garantir a escolha certa de profissionais em consonância com a cultura e objetivos da empresa, gerando menores conflitos internos e promovendo a alavancagem competitiva da organização. Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o marketing pessoal pode influenciar o resultado do processo de seleção?

Modelo de introdução: como fazer?
Como o marketing pessoal pode influenciar o resultado do processo de seleção?

Bloco 4:

5º Parágrafo: Aqui são apresentados os objetivos do trabalho. Tanto o geral, quanto os específicos. Use em torno de 4 a 5 linhas e siga o modelo de introdução.  

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

  O objetivo das estratégias de marketing atuais visa alcançar exatamente a identificação do cliente com o seu produto. Isso, porque à medida que o cliente passa a se identificar com o produto prestado existe a possibilidade de sua fidelização. E uma das estratégias para atribuir essa identificação aos produtos está voltada para gestão de marcas, ou branding.

Bloco 5:

6º Parágrafo: Apresentam-se as justificativas do trabalho. Mas o que é isso? A justificativa do trabalho é a importância do mesmo. Aqui apresentamos o porquê de o trabalho ser importante. Qual a importância do trabalho para a sociedade, comunidade científica, pessoal etc?   Você pode começar introduzindo sua justificativa com umas 4 linhas e depois descrevê-la.

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

  Diante de um mercado altamente competitivo e que nos mais diversos ramos, sua clientela prezará cada vez mais por credibilidade e confiabilidade, as empresas buscam se destacar pela qualidade de seus serviços e/ou produtos. Um dos meios de diferenciação está na atribuição de valor (qualidade) da empresa em suas marcas, através de um consistente investimento em marketing. Para tanto, as organizações precisam se posicionar quanto à sua marca, procurando ter ciência de quando sua manutenção será viável, ou em alguns casos, necessária. Nesse contexto, a proposta de trabalho científica visa apresentar conceitos, definições e ferramentas necessárias às decisões de manutenção e/ou alteração da marca da organização, baseando-se em princípios do Marketing Moderno voltados às estratégias ligadas diretamente a Gestão de Branding.  

Modelo de introdução: Branding
O que é Branding?

Bloco 6:

7º Parágrafo: Apresenta qual a metodologia adotada pelo trabalho. Pesquisa bibliográfica, de campo? Depois de especificar qual tipo de pesquisa é, lembre-se de que especificar os procedimentos. Se for pesquisa de bibliografia, o que se fará? Resposta: resumo e fichamento dos livros lidos etc.   A mesma coisa com qualquer tipo de pesquisa. Também é oportuno, neste parágrafo, apresentar os principais autores que embasarão a pesquisa. Lembre-se que este parágrafos pode se estender para mais de 1.   Esse bloco deve ser bem explicado, por esse motivo, pode ter muitas linhas, considere mais de 5 linhas nesse bloco.  

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo, além de estudo de caso. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações científicas da área de marketing. O estudo de caso foi desenvolvido, em sua totalidade, através de pesquisa de campo, envolvendo o perfil do cliente, sua visão em relação a empresa, avaliação geral empresa e pesquisa de satisfação.

Modelo de introdução: Aprender a fazer introdução
Jóia, agora estou entendendo!

Bloco 7:

8º Parágrafo: Apresenta-se a estrutura dos capítulos do trabalho. Em quantos capítulos o trabalho está dividido? Sobre o que trata cada capítulo? Esse bloco deve ser bem explicado, por esse motivo, considere escrever mais de 10 linhas.  

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

  O trabalho de conclusão de curso estrutura-se em quatro capítulos, apresentando-se no primeiro a história e definições acerca do marketing baseado em vários autores, além da evolução, importância e do planejamento de marketing. No segundo capítulo é abordada a marca, envolvendo origem, conceitos e mencionando a importância da gestão da marca no processo de atribuir valor a este importante item. Além de descrever o quão decisiva uma boa gestão de marca para alcançar a fidelidade do consumidor em relação a ela. Esse capítulo também apresenta estratégias de marca aplicadas no contexto das organizações de acordo com suas necessidades e projetos. O terceiro capítulo caracteriza o estudo de caso, com análise da organização objeto do estudo, envolvendo sua identificação, breve histórico e demais itens que compõem a Efetiva Serviços. No capítulo quatro e apresentada a pesquisa de campo e os diversos itens que a compõe como perfil, visão, avaliação e satisfação dos clientes, todos efetuados na cidade de São Mateus/ES, com o objetivo de responder o problema apresentado acima.

Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo, além de estudo de caso. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações científicas da área de marketing. O estudo de caso foi desenvolvido, em sua totalidade, através de pesquisa de campo, envolvendo o perfil do cliente, sua visão em relação a empresa, avaliação geral empresa e pesquisa de satisfação.

Modelo de introdução
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Referências:
Imagem  “que é Marketing?” https://onlinesites.com.br/blog/marketing-digital/descubra-o-que-e-marketing-e-saiba-como-aplica-lo-em-sua-empresa. 
Imagem “marketing visa atrair clientes”: https://ecommercenapratica.com/como-atrair-clientes-e-fazer-10-vendas-por-dia-no-ecommerce/ 
Imagem “Como o marketing pessoal pode influenciar o resultado do processo de seleção?” disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/pergunta-ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o-ajuda-2309037/
Imagem “o que é Branding”: https://www.rotamaxima.com.br/o-que-e-branding/
Imagem “Jóia, agora estou entendendo!” : https://www.facebook.com/pg/Joinha-para-coisas-aleat%C3%B3rias-983349525053490/posts/
Imagem “Eba! Já Vejo minha aprovação!” : https://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-mulher-graduada-image12621732 Modelo de introdução
 

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