A escrita do trabalho de conclusão de curso é o momento chave, amedrontador e incógnita da maioria dos estudantes de cursos que cobram essa modalidade como parte determinante para a obtenção do diploma. Fazer o TCC parece o fim do mundo.

Pela importância, o TCC é visto como um bicho de 7 cabeças. Ainda mais quando vemos o tempo da entrega e apresentação se aproximando, não importam se são anos ou meses, o relógio não para e isto desespera à todos que não se sentem seguros com a própria apresentação.

Eu sei porque eu passei por isso, fiquei anos pensando em quão terrível seria para eu Fazer o TCC, antes mesmo de entrar na faculdade a ideia de escrever um trabalho por completo já me assustava por eu não conseguir, na época, nem escrever os textos das matérias de redação.

Mesmo assim, consegui ingressar em universidade federal, concluir meu curso apresentando meu TCC e garantindo nota SS, por isso decidi escrever esse blog onde vou escrever tudo sobre como fazer um trabalho de conclusão impecável, por onde começar, como desenvolver e concluir seu trabalho até a apresentação oral.

1º Vença sua mente, ela é sua maior inimiga ao tentar Fazer o TCC.

Vencer a sua mente é o primeiro passo para perder o medo e Fazer o TCC.
Vença sua mente, ela é o provocador do Medo que te paralisa na hora de fazer o TCC

#Teoria

O primeiro passo para Fazer o TCC rapidamente é ter uma organização mental para: ter foco, saber se organizar e colocar mãos no trabalho.

Organização mental e emocional são os passos principais para Fazer o TCC com sucesso. Somos um conjunto muito complexo onde estes se dividem em diversas formas. Mas o ponto chave para o nosso primeiro passo se concentra em 1 só: Mente.

É na sua mente que se concentra o maior problema de todos: a parte lógica se confunde com a parte emocional, pois são frutos do mesmo órgão, seu cérebro.

Eu escrevo isto pois, se você parar para pensar no que é Fazer o TCC ou monografia, é simplesmente realizar um trabalho grande que é desafiador, mas que diversas pessoas, assim como você, já passaram pelos mesmos problemas que você e conseguiram concluir o trabalho. EU SOU UMA DELAS, então não há problema algum em entender que realmente é difícil, mas lembre-se é possível.

#Prática

Cabe a você, agora, colocar isso na sua mente, (principalmente se você estiver morrendo de medo): “É Lógico que não é um trabalho muito fácil, é desafiador, porém, muitos como eu já passaram por isso e eu também VOU FAZER O TCC e IREI PASSAR COM LOUVOR”.

E porque eu digo que esse é o primeiro passo para o sucesso?! Porque a segurança EMOCIONAL vem com um entendimento Racional sobre o seu problema: Medo de Fazer o TCC.

Lembre: Seu Maior inimigo em Fazer o TCC está dentro de você, e é você. Você, com sua mente, se trava no MEDO, INSEGURANÇA, PROCRASTINAÇÃO e VITIMIZAÇÃO. Por isso, Vencer sua mente é o primeiro passo para a escrita rápida do TCC.

#Resultados

Com isso, você terá: Mais Segurança, Firmeza na escrita, Objetividade e Mãos a obra.

2º Compreenda Seu Trabalho: “Como vou Fazer o TCC?”

Compreenda seu trabalho: "Como vou Fazer o TCC?" - Fazer a organização ajuda a entender melhor seu trabalho como um todo e te ajuda a Executar e fazer o TCC
Compreenda seu trabalho: “Como vou Fazer o TCC?”

#teoria

Como vimos, a sua mente controla todo o seu corpo, e a confusão emocional pode ser um estopim para a desorganização racional. Além disso, não basta entendermos o que é ruim para a mente, mas também precisamos entender o que é benéfico e MUITO ÚTIL para ela, e para o seu trabalho.

A compreensão do seu trabalho é parte importantíssima para o seu sucesso! A compreensão, ou entendimento, auxilia você na Visão do trabalho como um todo. Isso faz com que você tenha a real compreensão do que DEVE SER FEITO, Do que VOCÊ FARÁ, e COMO VOCÊ FARÁ. Tudo isso contribui para Fazer o TCC de forma objetiva, clara e consistente.

#prática

Quando você entende a lógica do trabalho, você percebe que para fazer o TCC você está buscando responder alguma pergunta (Aqui nasce a Problematização), para responder a essa pergunta você precisa saber a melhor maneira (método) de responder essa pergunta (Aqui nasce a metodologia), então você saberá coletar os dados e explorá-los para responder essa pergunta (Aqui nasce a busca bibliográfica e/ou coleta de dados)

A apresentação daquilo que você encontrou para responder a pergunta inicial é o que se chama de RESULTADOS, depois de extrair os resultados, você precisa analisar o que eles dizem com o apoio de outras pessoas que já pesquisaram e buscaram resolver problemas semelhantes, saber confrontar os pontos de vista e resultados diferentes de forma a enriquecer seu trabalho (Aqui Teremos a sua Discussão)

Por fim, com a discussão pronta, você pode concluir seu trabalho (fazer a conclusão), que seria retomar todos os pontos anteriores: Qual o problema, quais resultados  você obteve, como esses resultados confirmam ou negam aquilo que você acreditava ser a resposta da pergunta inicial, e ,se possível, quais sugestões para próximas pesquisas nesse sentido.

Para fazer a introdução, o que recomendo por último, você se perguntaria: Mas, como eu explicaria o assunto e os problemas que existem nesta área para quem não é da área, ou seja, um leigo?.

#Resultados

Compreender corretamente como seu trabalho é estruturado vai te trazer: entendimento sobre a escrita, moldar a sua mente para seguir sempre um objetivo em todas as partes do seu trabalho (responder a problematização), isto te ajuda a não perder o foco durante a escrita, ser mais objetivo economizando tempo e te garantindo uma segurança mental e emocional durante todo o período de escrita.

3º Estabeleça Um Cronograma Com Metas Estabelecidas e cumpra Cada uma para Fazer o TCC Perfeitamente.

Fazer o Cronograma é imprescindível para te ajudar na hora de escrever seu trabalho.
Estabeleça um cronograma

#teoria

O Cronograma facilita Vidas durante esse período. Fazer o cronograma organiza suas ações! O Cronograma bem elaborado e estabelecido, te mostra claramente o que fazer, amplia sua visão, depois de você entender isto fica mais fácil de firmar um compromisso com isso mesmo que você elaborou, o cronograma faz com que você force sua mente para cumprí-lo. 

A ordem das metas para fazer o TCC pode ser resumida da seguinte forma:

  1. Coisas Mais Urgentes
  2. Coisas mais ou menos Urgentes
  3. Coisas menos Urgentes

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO CRIAR CRONOGRAMA PARA SEU TCC e BAIXAR MODELO 

Dentro das coisas mais urgentes do seu TCC se destaca: a problematização(Isso vai encaminhar todo seu TCC), a metodologia, os resultados e a discussão. Então, estas são as primeiras coisas que devem ser PRIORIDADE para você fazer no seu TCC.

CLIQUE AQUI, SAIBA COMO FAZER OS OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS

As coisas mais ou menos urgentes são a introdução e a conclusão. Por serem dependentes de todo o restante do trabalho. Você só sabe introduzir alguém ao seu trabalho, caso você saiba exatamente TUDO o que o trabalho tratará sobre no decorrer dele, ou seja, quando você já tiver todos os outros elementos presentes no seu trabalho, por isso eu sugiro você realizar a escrita da introdução por último. e a conclusão por ser uma consequência direta da discussão.

Dentro das Coisas menos urgentes se destacam os elementos pré-textuais e pós-textuais, a formatação do documento e de seus elementos, como gráficos, tabelas, figuras e imagens.

Muitas vezes somos levados a realizar esses perfeccionismos em relação aos elementos visuais, isto porque a nossa mente opta em fazer aquilo que julga ser mais importante: organização Visual. Porém, Você precisa vencer  seu cérebro e lembrar que o mais importante do trabalho é o Conteúdo.

O que você busca responder, a metodologia, os resultados/ discussão e a conclusão, esses são os pontos chaves do seu trabalho e o conteúdo por si só corresponde a mais de 50% da avaliação em qualquer banca.

Entenda o que digo, fazer o conteúdo do trabalho é a parte que mais vale nota, também é a parte mais demorada e difícil, portanto a mais urgente. A formatação e os demais elementos também são importantes, mas por serem elementos já pré-definidos não haverá tanta dificuldade para realizá-los quanto em relação ao conteúdo.

#Prática

Quantos dias você tem? O ideal é que você tenha meses para estabelecer as metas e cumprí-las, mas como não posso saber em relação ao tempo que você dispões e nem em qual parte do trabalho você está eu vou te dar as sugestões e você mesmo(a) vai fazer o seu cronograma.

Defina o período de tempo que você julgar necessário para cumprir cada etapa

  1. Problematização: Defina a problematização
  2. Descreva a metodologia que você realizou ou realizará
  3. Quais foram os resultados e qual discussão você teve com a metodologia proposta a responder a problematização?
  4. Escreva a conclusão ou introdução
  5. Formate e ajuste todos os elementos do seu trabalho: fontes, números, gráficos, tabelas, imagens, figuras.
  6. Finalize o seu trabalho conferindo a presença de todos os elementos pré, pós e textuais.

4º Como vou cumprir cada um desses passos?

Para cumprir cada passo, o essencial é fazer o TCC com Foco! e Cada parte dele também.
Como Vou cumprir cada um desses passos?

Com Foco! Você irá permanecer em um local tranquilo, separe um local em sua casa ou vá a uma biblioteca, ou outro lugar que te traga sossego e paz para realizar seu trabalho e, assim, fazer o TCC, seja o início, o desenvolvimento ou  conclusão.

Você vai estabelecer blocos de tempo de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas para Fazer o TCC, execute suas tarefas com intervalos de no máximo 25 minutos.

Sei que é difícil dormir bem, e às vezes vai passar horas e horas de madrugada ou pela manhã bem cedo acordado tentando terminar logo seu trabalho, mas a medida que for possível, descanse. Descansar é produzir mais e melhor.

Espero que tenha gostado do Artigo!

Para Ver outros artigos relacionados clique abaixo ou vá a página inicial AQUI


Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.