5 passos- Como fazer TCC durante a Quarentena com mais produtividade e eliminando a procrastinação

A quarentena, devido à epidemia do Novo Coronavírus, está trazendo muita segurança à população Mundial, mas, também, está trazendo muita procrastinação em casa. Muitos estudantes não estão conseguindo focar e fazer suas obrigações durante esse período em casa.

Hoje, Você irá aprender e aplicar alguns passos simples para conseguir resultados rápidos na escrita do TCC. Nada de moleza, você precisa se comprometer e seguir esses passos para conseguir parar de perder tempo e aproveitar melhor o seu tempo em casa. Afinal, de um jeito ou de outro você tem que entregar seu trabalho. Então, vamos lá

1° Passo: Estabeleça seu Objetivo no final desse semestre ou ano

Defina suas metas

Estabeleça suas metas! Comece com a seguinte pergunta:

“O que eu tenho que entregar esse semestre, mesmo após a quarentena?”

É mais simples que você pensa! Você deve pegar um papel, ou bloco de notas eletrônico de sua preferência, e anotar qual o objetivo final do seu trabalho esse semestre!

Pode ser desde entregar o trabalho completo, o Trabalho de conclusão de curso ou parte do trabalho, como pré-projeto ou revisão bibliográfica.

2° Passo: estabeleça Metas para alcançar seu Objetivo final

Ao traçar seu objetivo, você deve traçar metas menores para conseguir realizar seu trabalho. Você pode dividir o Trabalho final em: Introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, discussão e conclusão.

Cada objetivo menor pode e deve ser dividido em metas menores para você conseguir observar sua evolução com o tempo.

Uma pergunta que te ajuda Muito é “Esse pequeno objetivo (como a introdução), como eu posso dividí-lo em metas menores?”

Por exemplo: Se Você está começando e já possui delimitação de tema, você pode seguir para a introdução. Trazer o pano de fundo para o leitor do seu Trabalho.

Você pode dividir a introdução nas seguintes metas menores:

  • a) Considerações iniciais
  • b) Objetivo Geral
  • c) Objetivos específicos
  • d) Justificativa

“O que não pode ser mensurado, não pode ser avaliado” – Fazendo com esse método fica muito mais fácil de você observar seu progresso e realizar as alterações necessárias para você conseguir entregar seu trabalho no tempo certo.

3° Passo: Adapte as suas metas segundo as necessidades

Para algumas metas, como objetivos geral e específicos, o tempo necessário para conseguir realizá-las será menor em relação ao referencial teórico. Por isso, você deve realizar os ajustes necessários e dividir suas metas mais ou menos.

Depende das suas necessidades!

Se você gostaria de realizar essa divisão no seu celular, aconselho o aplicativo notas do google keep. Com ele já ocorre sincronização automática com sua conta gmail e você pode dar um “check” nas tarefas que você realizou

4°Passo: Utilize a técnica Pomodoro!

Técnica do Pomodoro

A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. A técnica é mundialmente famosa e ajuda estudantes em todos os locais do planeta.

Atualmente existem aplicativos – como Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper, etc. – que ajudam na aplicação dessa técnica e dispensam o timer de cozinha.

Como funciona?

Você estabelece uma meta, a menor na qual você dividiu seu trabalho. Por exemplo: Estabelecer objetivos geral e específicos.

Agora, você irá focar em realizar essa tarefa específica durante 25 minutos e terá 5 minutos de descanso. Se não conseguir realizar a tarefa nesses 25 minutos iniciais, você poderá repetir o processo:

  • 25 minutos de Atividade
  • 5 Minutos de Descanso
  • 25 minutos de Atividade
  • 5 minutos de Descanso
  • 25 minutos de Atividade
  • 5 minutos de Descanso
  • 25 minutos de Atividade

Fim de um Pomodoro!

O Objetivo é que você se mantenha concentrado e consiga terminar suas metas! Cada pomodoro completo, com 4 ciclos de atividades e 4 ciclos de descanso dá um total de 2 horas e poucos minutos. Assim, você conseguirá muito foco para conseguir fazer seu TCC.

Talvez você termine sua tarefa em menos tempo que o pomodoro completar, então, você já pode iniciar uma outra tarefa.

Você pode realizar a cronometragem em qualquer aplicativo de tempo, pode ser o alarme do seu celular ou o cronômetro. Mas, você pode baixar o aplicativo gratuito para celular: Pomodoro timer lite

Também há versões desses aplicativos para o computador

Regras

  • Durante os 25 minutos, você deve focar somente em realizar a tarefa e apenas UMA TAREFA!
  • Durante os 5 minutos de descanso pode fazer qualquer coisa, só não pode estender esse tempo. Portanto, tenha disciplina
  • Sugiro você não mexer em nada que exija muita concentração durante o tempo de descanso para você não entrar em fadiga

5° Passo: O Mais importante de Todos!

Inscreva-se na semana Gratuita do TCC!

É um evento Gratuito que serve para você, e que independe da fase do TCC em que você esteja! Nela você irá aprender e praticar:

  • Como Evitar erros Comuns do TCC que você DEVE evitar
  • Como focar apenas no que dá resultado no TCC
  • Como usar ferramentas que aceleram o TCC em até 23X

E você ainda vai ganhar alguns bônus Muito importantes e relevantes, como o livro: Como fazer o TCC em até 23x

Então, Inscreva-se:


Gustavo
Gustavo

Farmacêutico formado pela Universidade de Brasília. Desde que vi meus colegas desesperados pelo TCC, resolvi ajudar pessoas nessa área. Me siga no instagram @gustavo.tcc e fale comigo no privado para saber como eu posso te ajudar

Comente!

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.