Prepare seu espírito porque chegou a hora de desenvolver a Metodologia do TCC! É uma das partes mais temidas de se desenvolver porque é nela que o acadêmico deverá descrever o tipo de pesquisa e como ela será aplicada.

Mas isso não deve ser motivo de preocupação para você, porque com o Monografis Orientador de TCC o trabalho se tornará muito mais simples. Ele estipula todas as etapas a serem seguidas e tem uma ferramenta incrível que é o Simulador de Metodologia.

Mas como funciona o Simulador de Metodologia do Monografis?

Conheça o Simulador de metodologia do Software Monografis Orientador TCC

Baixe o Infográfico Tipos de Pesquisa

Como Fazer a Metodologia de uma Pesquisa?

Seria perfeito se ao desenvolver a Metodologia, já de primeira, você conseguisse fazer perfeitamente como a banca exige. Isso economizaria muito tempo, porque o que mais atrasa o desenvolvimento do trabalho é ficar corrigindo erros.

“Essa Metodologia deve ser planejada em detalhes, para que não haja desperdício de tempo e de recursos”. ( (FERRARI, MOREIRA e VALDERRAMAS, 2015, p. 14)

Pensando em otimizar o tempo dos acadêmicos, o Monografis Orientador de TCC tem uma ferramenta chamada Simulador de Metodologia.

Nele o pesquisador consegue ter uma noção de como desenvolver sua própria Metodologia baseada nas instruções e modelos básicos apresentados.

Ótima notícia, não é mesmo?! Então, acompanhe o passo-a-passo logo abaixo e veja como é simples usar essa ferramenta.

Como usar a ferramenta Simulador de Metodologia

O Simulador de Metodologia é uma ferramenta exclusiva do Guia da Monografia, que vai ajudá-lo a descobrir qual é a sua metodologia. Se você não tem acesso ainda ao Monografis essa é uma oportunidade de você ver como funciona o Orientador Online por dentro.

Então vamos aprender a utilizá-la?

  1. No Monografis em Assistente de Blocos, clique em Metodologia;
  2. Clique em Sistema de Blocos (cada bloco é um parágrafo e o Monografis explica o que fazer);
  3. Observe em Explicação a ferramenta em que está escrito: “Antes de mais nada, clique AQUI para ter uma noção de sua Metodologia”;
  4. A partir daí vai aparecer o Simulador de Metodologia com a pergunta: “Gostaria de descobrir qual é a sua metodologia”? Clique em sim;
  5. O Simulador de Metodologia começa a fazer perguntas e você só terá que escolher a opção que se adequa à sua pesquisa. Por exemplo, a primeira pergunta é: “Como pretende realizar a pesquisa”?
  6. Escolha a opção adequada clicando em cima da resposta;
  7. Depois aparecerá outra pergunta: “Qual procedimento vai usar”?
  8. Novamente, escolha a opção apropriada ao seu TCC;
  9. Baseado em suas respostas o Simulador apresenta o tipo de Metodologia que está utilizando quanto à natureza, abordagem, fins e procedimento. Também traz os instrumentos de coleta;
  10. Copie essas informações para o bloco de notas para servir como guia no desenvolvimento da Metodologia.

Muito fácil, não é mesmo?! Agora que já está com seu modelo de Metodologia, pode tirar as dúvidas com seu orientador e fazer as correções, se necessário.

Concluindo

Você percebeu que para definir sua Metodologia não é um “bicho de sete cabeças”. Basta ter a ferramenta certa que lhe guie no desenvolvimento dela. Através da Ferramenta Monografis Orientador de TCC, você terá acesso às ferramentas que otimizarão seu precioso tempo, como o Simulador de Metodologia.

Então, agora é com você. Aproveite todos os recursos do Monografis e desenvolva seu TCC com rapidez e eficiência!

Referências

FERRARI, M. A. M. C.; MOREIRA, R.; VALDERRAMAS, Z. L. Manual de Elaboração e Normalização de TCC. 1ª. ed. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2015. 72 p.


Gustavo
Gustavo

Farmacêutico formado pela Universidade de Brasília. Desde que vi meus colegas desesperados pelo TCC, resolvi ajudar pessoas nessa área. Me siga no instagram @gustavo.tcc e fale comigo no privado para saber como eu posso te ajudar

Comente!

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.